145+ Tatuagens Estilo Old School Masculinas e Femininas (Desenhos)

Essas são as mais belas tatuagens Old School que você vai ver hoje!

Na história das tatuagens, um estilo que marcou muito foi o Old School, atravessando gerações e sendo popular nos dias de hoje. Nesse novo guia do Tattoolandia, você vai aprender mais sobre a história desse estilo, o que o caracteriza e conferir uma vasta galeria de imagens inspiradoras com as tatuagens Old School mais iradas da internet.

Adaga Partindo Coracao

A Old School, também conhecida como escola tradicional, ou tradicionalista, surgiu por cerca de 1890. Porém, sua popularidade só alcançou seu auge em meados dos anos 1920. Nessa época, boa parte dos tatuadores trabalhavam próximos a bases da marinha americana.

Aguia No Braco

Esse fato explica o motivo pelo qual muitas das temáticas de tatuagens nesse estilo emprestam desenhos e elementos da marinha. Veja também nossa galeria de tatuagens para marinheiros.

Ancora

Mas foi só após a segunda guerra mundial que o estilo entrou de vez para a cultura das tatuagens. Ele era uma forma de demonstra a bravura, a rebeldia e a coragem em tempos difíceis.

Andorinha

Após esse período, ocorreu um surto de hepatite no ocidente, diminuindo a quantidade de pessoas buscando tatuagens. Foi então que o estilo entrou em ostracismo, sendo resgatado posteriormente por pessoas nostálgicas e – claro – de bom gosto.

Andorinha Old School

Durante esse período, podemos destacar grandes nomes como Norman Keith “Sailor Jerry” Collins (1911-1973), que foi um tatuador que trouxe elementos dos misticismo oriental para as tatuagens Old School. Sailor Jerry teria viajado para países da Ásia e bebido de diversas referências da cultura local. É muito por conta de Sailor que temos muitos elementos asiáticos incluídos na cultura Old School.

Atleta De Peso

Nos últimos anos, a escola tem recebido diversas novas roupagem. São muitos os tatuadores especializados na escola que vivem trazendo inovações e novas referências para o estilo.

Borboletas E Mariposas

Uma das grandes vantagens desse tipo de tatuagem é que ela costuma desbotar menos que outros estilos. Isso é devido ao fato dela utilizar traços grossos, com poucas cores, o que também facilita retocarem. Mas o que exatamente caracteriza o estilo? É o que vamos ver a seguir!

O que é o estilo Old School de tatuagens?

Mas o que de fato define esse estilo? Como identificá-lo? Quais são as características comuns a todas as tatuagens Old School?

Caveira Old School

Primeiro, ela é caracterizada por traços mais simples e mais grossos. E pelas limitações de equipamentos e tintas da época, elas costumam utilizar poucas cores na paleta.

  145+ Ideias de Tatuagens de Magos e Mágicos (Desenhos & Significados)

Outra característica marcante é que são tatuagens em 2D, quase sempre parecendo um desenho e com pouco (ou nenhum) sombreamento.

Cobra

É também comum que se utilize contornos pretos com preenchimentos sólidos.

Por fim, as temáticas utilizadas no desenho também são culturalmente estabelecidas dentro da escola. Desenhos navais, pin-ups, âncoras, andorinhas, rosa dos ventos, bússolas, piratas e outros elementos estão entre os desenhos mais populares dentro do estilo.

Coracao 1

Em resumo, essas são as características que caracterizam uma tatuagem nesse estilo escola velha:

  • Traços simples e grossos.
  • Paleta com poucas cores.
  • 2D.
  • Pouco ou nenhum sombreamento.
  • Contornos pretos com preenchimento sólido.
  • Desenhos culturalmente típicos da história da escola.

Ideias de Desenhos para Tatuagens Old School Masculinas e Femininas

Escola Tradicional
Esposa
Estatua Da Liberdade
Estilo Old School
Farol Na
Farol Old School
Fotos De Tatuagens
Gato Militar
Grande Nas Costas
Imagens De Tatuagens
India
Mao
Microfone Com Rosas
Na Coxa 1
Na Mao
Na Nuca
Navio
No Pe 1
Nos Bracos
Old School
Old School 1
Old School 2
Old School 3
Old School Feminina
Para Dar Sorte
Pirata Com Adaga
Tattoo De Adaga
Tattoo Old School
Tattoo Old School 1
Tatuagem De Serpente
Tatuagem Na Perna
Tatuagem Old School
Tigre
Tradicionalista

Entre os desenhos mais populares dentro do estilo Old School, podemos encontrar – com os respectivos significados:

  • Rosa: eis um desenho muito clássico, que esta entre as tatuagens mais feitas do mundo. As tatuagens de rosa são muito versáteis, casando e combinando com múltiplos outros desenhos, como adagas, crânios e pássaros.
  • Cereja: se você busca por uma tatuagem menor, as cerejas podem cair como uma luva. Elas simbolizam a fertilidade, a sexualidade, a sensualidade e a libido.
  • Adaga: eis outro elemento muito popular dentro da cultura Old. As adagas significam justiça, guerra e morte. Elas eram muito populares por militares norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia geral é a de não abandonar a missão e lutar até morrer.
  • Caveiras: também estão entre as mais populares dentro da escola. As tatuagens de crânios, esqueletos e caveiras representam uma relação de aceitação da morte. O significado mais geral é estar disposto a morrer por aquilo que você ama.
  • Coração: geralmente eram feitas como homenagem a uma namorada ou esposa. Junto ao coração, vinha uma faixa com o nome da amada.
  • Sereias: como dito acima, as tatuagens old school foram desenvolvidas em um contexto de marinha militar norte americano. Por conta disso, muitos dos desenhos mais populares eram de figuras do universo marinho. É o caso das sereias, que representam a sedução feminina devido a mitologia grega.
  • Âncora: entre os simbolos navais, a âncora também figuras entre os populares do estilo. Ela representa a força, a estabilidade e a resiliência, uma vez que ela é quem assegura a segurança de navios em uma tempestade. Além de rica em significados, esse é um desenho que permite a inclusão de outros elementos estilizando ainda mais a sua tattoo.
  • Polvo: outra criatura marinha, que é muito associado a inteligência. Os significados são os mais diversos e os visuais também. Confira os significados da tatuagem de polvo.
  • Pin-up: as pin-up exalam feminilidade e beleza, sendo tatuadas tanto por homens quanto por mulheres. Durante o período de guerra, era comum que se tatuasse uma pin-up para trazer conforto e lembrança da esposa. Veja os significados de tatuagens de pin up.
  65 Ideias de Tatuagens para Irmãs que se AMAM!

Leia também: Tattoos Estilo Trash Polka

Tatuadores Brasileiros no Estilo Old School

Dicas De Tatuagens

Resolveu que vai fazer uma tatuagem no estilo old school e quer dicas de tatuadores brasileiros experts no estilo? Confira a nossa lista de profissionais que trabalham com o estilo Old School:

  • Cesar Malnova: seu estúdio fica em Porto Ferreira, SP.
  • Zeca Aramburú: outro fera no estilo. Seu estúdio fica em Porto Alegre, RS.
  • Brisa Issa: uma mulher para a nossa lista, que também tem um blog sobre tatuagens. Seu estúdio fica em São Paulo, SP.
  • Lucas Silva: o Lucas pode ser encontrado no Solid Tattoo Studio, que fica em Blumenau, SC.
  • Danilo Matsubara: outro fera, que atende no Traditional Tattoo Club, em Presidente Prudente, SP.
  • Neinha Tattoo: uma lenda do estilo, que atende em São Paulo, SP.
  • Tom Grave: outro profissional expert no estilo, que atua em Piracicaba, SP.

Os links para o Instagram dos artistas com os respectivos portfólios se encontram no nome dos artistas.

Qual tatuagem old school você curtiu mais? Comente!

Lory Aguiar
Últimos posts por Lory Aguiar (exibir todos)
  80+ Ideias de Tatuagens Pequenas (Masculinas e Femininas)

Compartilhe esse conteúdo!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *