67 Tatuagem Mágicas de Ouroboros [Desenhos, Modelos & Fotos]

Tatuagens esotéricas do Egito Antigo…

O ouroboros é um dos símbolos mais fascinantes da cultura antiga. Por conta disso, ele rende uma bela tatuagem. Isso se dá não só por sua beleza ímpar, como por seu significado dos mais profundos. Acredito que de todos os artigos que já escrevi nesse blog sobre simbologia, este é o que carrega maior profundidade metafísica, filosófica e psicológica.

Uma Obra De Arte

Ao longo deste guia, você vai conferir sugestões ilustradas de belas tatuagens femininas e masculinas de ouroboros dos mais diversos para inspira você na hora de fazer a sua. Vamos explanar um pouco sobre os significados relacionados a esse símbolo e também vamos sugerir outros símbolos interessantes do universo da alquimia para te fornecer mais ideias de tatuagens.

Verde 2
Preto 1
Serpente Comendo O Rabo
Símbolo Esotérico
Tattoo De Ouroboros
Tatuagem Do Ouroboros
Tatuagens Do Ouroboros

O que é Ouroboros?

Eis um termo grego representado por uma imagem que nada mais é do que uma cobra mordendo o seu próprio rabo, formando um circulo. Podemos traduzir o termo grego como “devorador da própria cauda”.

Sua origem provavelmente remonta o Antigo Egito. Todavia, seu uso mais comum foi na cultura mística grega, principalmente em linhas de pensamento como o gnosticismo e o hermetismo.

O gnosticismo foi uma filosofia cristã que acreditava na existência de dois deuses, a grosso modo. Um seria ruim e outro seria o deus bom. Já o hermetismo foi uma escola da alquimia que acreditava nos postulados do grande alquimista Hermes Trismegisto. Em ambas filosofias, sua representação era ligada a eternidade.

O símbolo também é presente na mitologia nórdica e em algumas religiões indianas.

O registro mais antigo encontrado pela arqueologia deste belo símbolo é a tumba do rei Tutancâmon, onde o símbolo aparece juntamente ao deus Rá, que é o deus do sol no panteão egípcio. Os ciclos de inundações do rio Nilo, que foi um dos epicentros da cultura egípcia antiga, também era representado pela figura e datava os ciclos de agricultura desses povos, que dependiam diretamente deste grande rio.

  77+ Tatuagens de Lâmpadas Inspiradoras (Desenhos)

O conceito não só foi utilizado por sociedades secretas e ordens iniciáticas, como influenciou a psicologia moderna e boa parte da literatura filosófica, como o pensador alemão Nietzsche.

Amarela
Atrás Da Orelha 1
Circulo
Cobra
Cobra Mordendo O Rabo
Com Árvore
Com Caveira
Comendo O Próprio Rabo
Com Fases Da Lua
Com Flores 1
Com Olho
Com Plantas
Com Triângulo
Com Universo
Criativo
Cruzamento
Da Alquimia
Da Alquimia 1
Dicas De Tattoos 2
Diferente 4
Dragão
Dragão 1 1
Feminina 3
Mistico
Mistico 1
Mitologia

O que significa?

O significado do símbolo alquímico representa:

  • Autodestruição;
  • Autocriação;
  • Auto-renovação;
  • Eterno retorno;
  • O ser em si mesmo.

Como podemos ver, o símbolo tem uma representação filosófica, mística, esotérica, de muita profundidade. Com toda essa riqueza simbólica, são muitos os motivos que levam alguém a tatuar um ouroboros.

Este símbolo representa os ciclos das coisas, dado que tudo retorna. Também representa a fusão de opostos, como também a dualidade das coisas.

Muitos dos que o tatuam o fazem para registrar no corpo um senso de eterna renovação.

A alquimia é uma arte antiga que originou a química. Chamamos de “arte” por não existir outra categoria para esse tipo de “mística” praticada por diversos grupos esotéricos em várias partes do mundo. Seu desenvolvimento foi fundamental para diversas áreas de hoje, como a química, a física, a biologia, a semiótica, a psicologia, a astrologia e a psicologia. Como podemos ver, ela é a combinação de diversas ciências com uma roupagem metafísica. O seu objetivo seria transmutar metais em ouro e a criação de uma pedra filosofal que trouxesse a imortalidade. Muitos argumentam que esses objetivos não eram materiais, mas que carregavam um significado espiritual.

Por ter sido desenvolvida por muito tempo, ela apresenta muitos símbolos ricos em significados que rendem belas tatuagens. O ouroboros é apenas um deles.

Na Mão 1
Nas Costas 2
Nas Costas 1 1
No Braço 4
No Braço 2 2
No Ombro 1
No Peitop
O Que Fazer 3
Ouroboros
Ouroboros 1
Ouroboros 2
Para Casal
Peito

Existem outros símbolos interessantes emprestados da alquimia que rendem belas tattoos. Segue uma breve lista de alguns para você conhecer, estudar e, quem sabe, tatuar:

  • Símbolo da terra: eis um triângulo invertido (com a sua ponta para baixo) onde uma barra o cruza pela metade. Geralmente é feito nas cores verdes. Segundo Platão, seus dois atributos seria ser frio e seco.
  • Símbolo do ar: eis um triângulo normal, com a mesma barra cruzando-o pela metade, igual o símbolo da terra, mas em sua posição “de pé”. Segundo o filósofo grego Platão, seus dois atributos era de ser quente e úmido.
  • Símbolo do fogo: eis um triângulo vertical “de pé”. Seus dois atributos platônicos é o seco e o quente.
  • Símbolo da água: eis um triângulo oposto ao do fogo (invertido), cujos atributos é o úmido e o frio.
  • Pedra Filosofia: você provavelmente deve ter lembrado do famoso livro/filme do Harry Potter. Tal conceito é muito mais antigo que a ficção e vem diretamente do universo alquímico. Seu símbolo é um triângulo dentro de um circulo. Dentro do triângulo tem um quadrado e dentro deste quadrado tem um círculo. Pode ter parecido confuso, mas você pode pegar uma caneta e um papel e desenhar isso. Seu significado é muito semelhante ao ouroboros, representando a eternidade.
  • Símbolo do Enxofre: assim como os anteriores, eis um símbolo elemental. Segundo a alquimia, o enxofre juntamente com o sal e o mercúrio formaria os três primos alquímicos, fechando um triângulo. O enxofre, nesse trio, representaria a evaporação e a dissolução. O seu símbolo é o de um triângulo com um pé no centro em formato de cruz;
  • Símbolo do mercúrio: na esteira do símbolo anterior, o mercúrio também é considerado um dos elementos alquímicos. Seu nome é emprestado do planeta Mercúrio e ele é considerado um dos três primos alquímicos. Ele representa a vida e a superação da morte. Seu símbolo é o de um circulo com um suporte em formato de cruz;
  • Símbolo do sal: por fim, para finalizar a tríade de primos alquímicos, o sal é considerado um elemento pela alquimia – ainda que não o seja pela ciência moderna – e é tido como o símbolo da cristalização, sendo essencial para a vida. O seu simbolo é um circulo cortado no meio, bem mais simples que os anteriores.
  65 Fotos de Tatuagens de Caveira Mexicana para Você Tatuar

Você pode conferir mais ideias de símbolos esotéricos e místicos em nossos artigos aqui pelo blog. Caso tenha alguma sugestão de símbolo que você deseja saber mais sobre os significados, deixe um comentário abaixo e atenderemos o seu pedido de prontidão. Sua participação em nossa linha editorial é muito importante.

Como será a sua tatuagem de ouroboros? Decidiu-se? Comente abaixo!

Lory Aguiar

Compartilhe esse conteúdo!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *