Por que Minha Tatuagem Coça? Como Parar a Coceira? Confira!

Um dos principais problemas que encontramos ao fazer uma tatuagem é a coceira, que ocorre no processo de cicatrização. E o pior problema é que é um tipo de coceira que você não pode coçar, para não prejudicar a sua tatuagem, o que a torna uma coceira ainda mais incômoda. Se você esta passando por isso, relaxe! Temos uma solução que vai te surpreender. Continue a leitura e veja!

Aviso: ler este artigo pode fazer com que coce ainda mais. A mente é maravilhosa, não é mesmo?!

feminina 1 2

final da promoção

Porque diabos tatuagem coça?

Alguns acreditam que a coceira pode ser algum tipo de rejeição da pele à tinta. Se você pensa assim, relaxe. A coceira é uma reação normal do organismo. Quase todo mundo que faz uma tatuagem passa por esta coceira. Para alguns, elas são mais leves e duram pouco tempo. Para outros, elas são mais incômodas e duram mais tempo. Mas não se preocupe, vamos te mostrar como aliviar essa coceira definitivamente.

Ainda que tenhamos começado falando que a coceira é uma reação natural do corpo, ela pode indicar problemas maiores se for acompanha com vermelhidão e caroços. Estes sinais, somados, podem indicar que a sua tattoo infeccionou. Então, você deve procurar por um médico imediatamente. Com a saúde não se brinca!

Se a sua tatuagem é velha e ainda coça (após o período de cicatrização), pode ser porque a sua pele, na região tatuada, esta ressecada. Isso pode-se resolver com um bom hidratante para a pele. Caso isso não resolva, vá até um dermatologista e ele te orientará sobre o que você deve fazer.

É importante lembrar que uma tatuagem é uma ferida na pele. Após ela ter sido perfurada por agulhas várias vezes, ela tende biologicamente iniciar um processo de cicatrização (fechamento da epiderme). A primeira semana de cicatrização pode vir com crostas, que nada mais é do que o corpo rejeitando células mortas. E é aí que a coceira começa.

Eis as principais causas da coceira:

  1. Descamamento da pele: eis a razão anteriormente explicada e mais comum na maioria dos casos;
  2. Crescimento de pelos: antes de tatuar, é comum que se raspe os pelos do local. Estes pelos vão voltar a crescer e isso pode gerar uma coceira e até pelos encravados;
  3. Alergia a tinta: já escrevemos sobre a alergia a tinta de tatuagens. Você pode ler o artigo para entender melhor;
  4. Doenças de pele: ao tatuar a sua pele, você torna-a mais sensível, o que pode revelar problemas de pele que você nem imaginava que tinha, como eczema e psoríase. Tais condições podem gerar coceira. Caso desconfie que seja isso, procure por um dermatologista de sua confianças;

rosa 1

Posso coçar? Resposta rápida: NÃO!

Não! Coçar ou arranhar é uma das piores coisas que você pode fazer por sua nova tatuagem. Há um conjunto grande de problemas causados por isso: retirar crostas, o que vai prejudicar o design da sua tattoo; contaminar a sua pele, que esta “aberta”, com as bactérias da sua mão, potencializando as chances de gerar uma infecção; deslocar a tinta, dado que ela fica presa em camadas da pele que podem ser danificadas ao arranhar; causar buracos na sua pele que podem gerar cicatrizes.

Muitas pessoas conseguem manter a força de vontade e evitar coçar, mas temem que o façam enquanto estiverem adormecidas. Infelizmente, não há nada que você pode fazer para evitar a coceira ao dormir. A dica, aqui, é manter as unhas aparadas (o mais curto possível). Em alguns casos, você também pode dormir com luvas. Não é paranoia, pode apostar!

dos judeus

Como Parar a Coceira Rápido

Existem muitas formas de aliviar a coceira de livrar-se dela. Porém, são formas de aliviar. Apenas aliviar. Não existe nenhum método definitivo. Eis o ônus que se deve pagar por fazer uma tatuagem. Confira as nossas dicas e aplique-as. É tiro e queda:

  • Hidrate-a: existem produtos para a hidratação de tatuagens. Eles devem ser utilizados sempre que você perceber que a sua pele esta demasiadamente seca. Como vimos acima, a secura da pele é uma das causas da coceira. É importante não exagerar na hidratação, dado que a sua pele precisa respirar, principalmente no período de cicatrização. Você pode remover o excesso do produto usado utilizando uma toalha de papel limpa (mas sem esfregar, lembre-se!). Existe, para a nossa alergia, loções hidratantes que aceleram o processo de cicatrização. Eis uma boa pedida para reduzir o tempo em que ela vai coçar;
  • Toque-a: você não pode coçar, nem aranhar, mas pode dar batidinhas de leve, para que alivie a coceira sem danificar a tatuagem ou causar danos a sua pele. Todavia, como vimos acima, fazer isso com as mãos sujas pode potencializar o risco de infecções. Portanto, lembre-se de lavar bem as mãos com um sabonete antibacteriano antes de tomar contato com a área tatuada;
  • Banhe-se:  o banho é uma forma de alterar a química da pele e aliviar a coceira. Isso funciona melhor se o banho for com água morna. Todavia, não utilize a sua toalha para limpar a tatuagem, dado que ela esta infestada de bactérias. Você deve secá-la através de batidas sutis com uma tolha da papel limpa. Após o procedimento, aplique uma camada fina de hidratante como ensinado acima;
  • Técnica da pano: você pode utilizar um pano (limpo) para aliviar a coceira. Basta passá-lo na região com pouca pressão. O tecido vai evitar os danos que a sua unha causariam, mas aliviará a coceira através da pressão. Lembre-se: ele deve estar bem limpo;
  • Distraia-se: a coceira é, em parte, algo psicológico. Como dissemos na introdução, você provavelmente sentiria mais coceira ao ler este artigo. Isso se dá porque o assunto em questão pode sugerir a sua mente e causar fisicamente tal incômodo. Portanto, distrair a mente é uma forma de atenuar a coceira. Você pode jogar um jogo online, ouvir uma música, meditar, etc. Algumas pessoas dizem que mastigar chicletes funciona. Teste e veja.

Como você faz para aliviar a coceira de uma nova tattoo? Comente abaixo! Compartilhe as suas ideias com outras pessoas que passam pelo o mesmo problema!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *