Como Tratar Bolhas em Tatuagens: Causas, Tratamento/Prevenção

Uma bolha surgiu na sua tatuagem? Se você não resolver isso a tempo, o seu desenho pode ficar prejudicado. Vamos te ajudar a entender o que causa as bolhas, para que você possa fazer a prevenção e também vamos sugerir algumas dicas de como resolver este problema após ele já ter acontecido.

no ombro 7

Qual é a causa?

Durante o processo de cicatrização, a sua pele passa por diversas reações. A mais comum é a criação de uma crosta. Em algumas pessoas, essa crosta é tão fina que quase não é visível. Em outras, ela costuma ser maior e mais grossa. Isso varia de acordo com o tipo de pele, o organismo da pessoa e a mão do tatuador (quanto mais pesada, mais intensa é a crosta). Essa crosta criada não vai alterar o resultado de forma alguma – desde que, claro, você não retire-a ou coce-a.

Essa crosta pode gerar algumas bolhas. E, quando borbulha, é porque as coisas não estão indo como deveriam. A causa mais comum desse borbulhamento é quando se aplicam loções antes das crostas estarem completamente secas.

Ao tomar banho, a crosta pode absorver água para dentro da pele. Isso não é um problema, desde que você não aplique um hidratante antes da pele secar completamente. O hidratante utilizado é essencial para a nutrição e hidratação da pele. Porém, ele não deve ser utilizado quando surgem estas bolhas, dado que ele vai segurar a água por mais tempo, tornando as crostas moles – e, então, elas se soltam com facilidade, o que pode prejudicar a estética da sua tattoo.

As bolhas podem fazer com que as crostas fiquem pegajosas, podendo grudar a roupas e outros locais que a sua pele entra em contato. E é nessa hora que a crosta pode se desprender levando parte da tinta utilizada na tatuagem, causando defeitos a ela.

Por fim, a crosta é uma proteção da sua pele, que acabou de ser perfurada. E crostas com bolhas não fornecem a proteção adequada para a sua pele. Dado isso, as bolhas aumentam a probabilidade de você desenvolver uma infecção por germes ou bactérias.

tatuagem de afrodite

O que fazer para remover as bolhas?

A prevenção é sempre melhor do que o tratamento. É por conta disso, que você deve aplicar o hidratante sempre que a tatuagem estiver completamente seca, após o banho. Para secá-la, você pode utilizar uma toalha de papel limpa, dando “tapinhas” com sutileza na região para absorver a umidade. Também é importante esperar alguns minutos para o secamento natural da pele em contato com o ar.

Outra forma de prevenção é não exagerar na loção hidratante. Você deve aplicar uma fina camada. Isso também vai ajudar a evitar coceiras incômodas. Para retirar o excesso de hidratante, você pode utilizar uma toalha de papel limpa.

E como saber se você esta aplicando muito ou pouco hidratante? Você deve ir no olho. O ideal é existir apenas um brilho leve na pele após a aplicação.

Agora que entendemos um pouco sobre a prevenção, vamos aprender como tratá-las. Eis o que você deve fazer para o tratamento de bolhas em tatuagens:

  • Após notar o aparecimento das bolhas, você não deve aplicar mais hidratante. Qualquer creme, hidratante ou pomada (sem orientação médica) vão apenas piorar o seu problema;
  • Evite tocar ao máximo. Vimos que crostas com bolhas podem ser removidas facilmente até mesmo em contato com roupas. Por conta disso, utilize roupas leves e confortáveis para evitar ao máximo que as crostas entrem em contato. Todo cuidado é pouco nesse momento;
  • Coloque a sua pele em contato com o ar, para que a sua pele seque e a crosta desapareça. Isso pode levar algumas horas para ocorrer;
  • Após perceber que as bolhas desapareceram, evite aplicar hidratante até o final do dia. No dia seguinte, volte com o seu protocolo de cuidados normalmente;
  • Se você notar que aplicou hidratante de mais, utilize uma toalha de papel limpa para remover o excesso.

Esses são os passos para resolver o seu problema. Ao notar qualquer complicação, busque imediatamente por ajuda médica.

Você tem dúvidas? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *