O que Fazer para a Tatuagem Ficar Sempre Bonita? [Manutenção]

Como manter a tatuagem sempre bonita? Depois de muito escolher, pesquisar sobre tatuagens, os significados delas, você finalmente encontrou o melhor desenho? Passou por aquela dorzinha chata enquanto realizava seu sonho de fazer uma tatuagem, e agora é só admira-la? Não é bem assim não é? Agora vem a preocupação:

  • Como manter as cores sempre bonitas?
  • Será que ela vai descascar?
  • Como fazer para mantê-la sempre hidratada?

Essa são apenas algumas perguntas que as pessoas costumam fazer quando fazem uma tatuagem. Muito embora existem muito mais perguntas.

tatuagem de esfinge

final da promoção

Os cuidados devem começar logo que é feita a tatuagem, procurando sempre seguir as orientações de seu tatuador.

Ele estará sempre te auxiliando em todos os cuidados necessários que você precisa ter.

Cada tipo de tatuagem requer cuidados específicos, por isso é bom salientar a importância de escolher um bom profissional para estar sempre te auxiliando da melhor forma possível.

Procure fazer sempre uma pesquisa antes de contratar esse tipo de profissional.

Nos primeiros dias sua tatuagem estará protegida com o filme plástico, que será indicado por ele.

Esse filme só pode ser retirado mediante autorização do tatuador, correndo o risco de danificar sua tatuagem, caso não seja feito de maneira correta.

Logo após esse período, você irá retirar o filme plástico e começar a limpeza do local, que deverá ser feita com um sabonete antisséptico.

É de suma importância que você não esfregue o local e não use buchas para não levar parte do pigmento embora.

Após esse procedimento use uma toalha macia e limpa para enxugar, apenas pressionando-a levemente.

tatuagens de esfinge

Cicatrização da tatuagem

Logo que sua tatuagem começar a cicatrizar, ela irá formar casquinhas, dando muita coceira, todavia se você vier a coçar e arrancar as casquinhas parte de sua tatuagem vai junto.

Você deve evitar a todo o custo se expor ao sol, ele é o inimigo número um de sua tatuagem.

Ele desbota o pigmento, oxida a tatuagem e ainda faz com que os traços fiquem mais grosso deixando sua tatuagem menos definida. Sempre que for se expor ao sol, procure tampar o local da tatuagem.

obra de arte 3

Evite banhos de piscina e mar

Procure evitar banhos de piscina e mar, eles podem desbotar sua tatuagem podendo ainda contrair bactérias capazes de infectar sua pele, podendo ser muito perigoso, porque você está com uma ferida aberta, muito propicia à infecções.

A água da piscina devido ao cloro acaba por envelhecer sua tatuagem enquanto a água do mar contendo sal e areia pode vir a irritar a pele causando infecção.
Sempre é bom esperar alguns meses para frequentar esses lugares, no mínimo dois meses e ainda assim evitar ficar muito submerso nessas águas.

toda preta 1 1

Pomadas para a tatuagem

O uso de pomadas sobre a tatuagem é imprescindível. Procure dessa maneira nunca deixar o local da tatuagem ressecado, no entanto muito cuidado para não coçar quando estiver passando a pomada.

Existem excelentes pomadas no mercado, mas é aconselhável seguir as instruções do seu tatuador, visto que cada um tem preferências diferentes.

Ele estará sempre te orientando, sobre o que é melhor para sua pele, tendo em vista que cada pele tem uma característica diferente.

guardiões da galáxia

A alimentação

A alimentação é um fator importantíssimo para a saúde e beleza de sua tatuagem, devendo evitar os alimentos gordurosos que podem vir a causar inflamações, fazendo com que a recuperação se torne muito lenta.

Existem alguns alimentos que devem ser evitados nos primeiros meses como:

  • Chocolate;
  • Amendoim;
  • Carne do porco;
  • Frutos do mar;
  • Alimentos gordurosos.

Esses alimentos prejudicam a cicatrização, podendo causar graves inflamações. Já houve casos de inflamações profundas vindo a danificar a tatuagem, e ainda causando danos a saúde.

Por outro lado existem alguns alimentos que ajudam no processo de recuperação, fazendo com que a cicatrização seja mais rápida e uniforme. Esses tipos de alimentos fazem sempre bem para a saúde da pele.

São fontes de colágeno, proteína e zinco com pouca gordura, são eles:

  • Frango;
  • Peixes;
  • Feijões;
  • Castanhas;
  • Leite;
  • Queijos;
  • Gelatina;
  • Aveia.

Todos esses alimentos irão te ajudar a ter uma excelente cicatrização e deixar sua tatuagem ainda mais bonita.

Outro fator muito importante para a saúde de sua tatuagem é a escolha das roupas. Elas devem ser leves, de preferência de algodão.

Evite que as roupas fiquem em atrito com a tatuagem, pois pode ferir a pele vindo a causar ferimentos que vão danificá-la.

Procure usar sempre roupas mais largas e leves caso a tatuagem esteja em lugar onde a roupa possa raspar, e dessa forma arrancar as casquinhas.

na coxa 7

Tatuagem cicatrizada

Pronto sua tatuagem já está cicatrizada, no entanto não é hora de descuidar, lembrando sempre que para uma tatuagem se manter sempre bonita existem vários cuidados que deverão ser seguidos.

O primeiro passo é manter o local sempre hidratado, sendo que existe no mercado inúmeros óleos e cremes hidratantes.

Você pode ainda usar glicerina que além de barata reaviva as cores da tatuagem fazendo que fique ainda mais bonita.

Hidrate quantas vezes ao dia forem necessárias, o mais importante é jamais deixar ressecar pois o ressecamento envelhece sua tatuagem.

colorida 10

Outro fator muito importante em se tratando de manter sua tatuagem sempre bonita é usar diariamente filtro solar, afinal, ele vai protegê-la dos raios solares que a envelhecem, tornando-a apagada e sem vida.

E por último uma dica muito importante é fazer o retoque, mesmo que você não note, o correto é depois de cicatrizada, voltar ao seu tatuador pra ele verificar se a cicatrização foi boa e caso precise fazer os retoques necessários.

Dessa forma você terá uma tatuagem sempre bonita e com as cores bem vivas.

Gostou das nossas dicas? E ai, gostou das nossas dicas, decidiu fazer uma tatuagem? Aprender a cuidar da sua tatuagem é algo muito importante. E espero que eu tenha te ajudado com essas dicas.
Gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *