67 Tatuagens de Ampulhetas: A Eterna Passagem do Tempo [Fotos]

A ampulheta é um símbolo incrível. O artefato clássico de marcação de tempo pode dar uma bela tatuagem. O seu significado depende das intenções daquele que a faz, todavia ela por si só já é carregada de simbolismo: enfatiza a importância do tempo (que é fugaz, e como!).

Um amigo reclamou que não gostava de ouvir o barulho do relógio, ao se deitar. Realmente, à noite, um relógio pode ser bastante barulhento. E o barulho de tempo é desagradável para a maioria das pessoas, dado que ele nos lembra da fugacidade do tempo e da efemeridade da vida. O tempo flui na corda da eternidade queira nós desejamos ou não. O tempo é implacável.

colorida

final da promoção

A ampulheta nos lembra que não devemos desperdiçar o tempo. Nos lembra que cada minuto é sagrado. Cada minuto nos escapa e se torna um momento irreversível de nossas vidas.

Hoje é diferente de ontem e amanha será diferente de hoje. Tudo muda. É essa a mensagem de um filósofo grego, Heráclito, que escreveu que quando um homem se banha a um rio, esse homem não é mais o mesmo, e o rio também. Bertolt Brecht escreveu que “da cidade só sobrará a vento que passa sobre a ruína“. O destino de todos nós é a morte, no vagão do tempo.

as mais lindas carpe diem

O homem mediu o tempo desde sempre. Tribos das mais primitivas já se guiavam utilizando relógios simplórios, como o relógio do sol. Hoje, ainda que não usamos relógios de bolso e, muito menos, relógios de pulso (salvo exceções), sempre estamos consultando que horas são utilizando celulares. Uma das perguntas mais usadas por desconhecidos é “que horas são?“.

Dentre todas as formas de se medir o tempo, a ampulheta é um dos mais românticos e nobres. E também uma das formas mais antigas. Historiadores dizem que as ampulhetas remontam os gregos. Provavelmente, ela era utilizada na produção do vinho e também na navegação. Também foi encontradas pela arqueologia no antigo Egito.

Nas bandeiras de embarcações piratas do período renascentista, as ampulhetas eram acrescentadas como avisos aos inimigos de que os seus dias estavam contados.

ampulheta aquarela 1 as mais belas as mais bonitas as mais lindas 1

Na Inglaterra, existe um costumo comum em acrescentar uma ampulheta ao caixão, antes de enterrar o morto como forma de demonstrar que a areia da vida se exauriu, simbolizando a transitoriedade da vida.

Ela também é encontrada em produtos da cultura pop moderna como por exemplo:

  • No desenho Aladim, da Disney;
  • No livro Harry Potter;
  • No jogo Príncipe Persa: Areias do Tempo.

Enfim, o tempo voa. O importante é aproveitá-lo da melhor maneira. Nesse guia, você vai conferir alguns dos significados da tatuagem de ampulheta além de conferir lindas imagens inspiradoras de tatuagens para você que quer fazê-la em seu corpo.

colorida 1 com águia com cachorros com caveira com caveira 1 com flores

Significados e Simbolismos

Na introdução desse artigo, já demos uma breve esboçada de alguns dos principais significados das tatuagens de ampulhetas. Segue de forma resumida todos eles e mais alguns:

  • Ela é uma espécie de lembrete da fugacidade do tempo e da brevidade da vida. Algo parecido com o “carpe diem“;
  • Outro significado muito atribuído ao artefato de ampulheta é em relação ao sentido em que a areia se esvai. É possível girar a ampulheta para reverter o tempo. Isso representa a possibilidade de se mudar as direções, as metas, os planos, os sonhos e os desejos. Nunca é tarde para um novo começo. Eis um belo significado, não?!
  • Também é possível ligá-la a morte. Que é um evento ocasionado pela passagem do tempo. E lembrar da morte é uma forma eficiente de se dar sentido a vida. Dado isso, a ampulheta também pode ser uma representação do sentido da vida;
  • Outro simbolismo forte é o da inevitabilidade. A gravidade é implacável em levar toda a areia para a base da ampulheta. Isso demonstra que há eventos, em nossas vidas, em que nada podemos fazer. Eles são simplesmente inevitáveis;
  • Na idade média, existia uma ciência mística muito parecida com a química moderna, mas com outros objetivos. Trata-se da famosa alquimia. E ela também preparou uma simbologia rica e inteligente sobre a ampulheta. Segundo a alquimia, a metade de cima dela representavas o mundo celeste enquanto a parte de baixo representava o mundo terrestre. A passagem da areia, então, demonstrava o equilíbrio e a passagem de energia entre essas duas esferas;
  • Por fim, ela simboliza o fato de que tudo passa (até uva passa). Independente da situação em que você esta vivendo, ela passará como a areia da ampulheta.

com frase com lua e estrelas com onda com ramo de folhas com relógio com rosa com rosa e caveira com sangue coruja 1 dark desenhos para tatuar diferente efemeridade escola antiga feminina fotos de ampulhetas tatuada mais lindas mulher na coxa na perna nas costas no braço 1 no braço 1 1 no ombro 1 no ombro 12 para tatuar

Incrementação da Tattoo

Há uma porção de outros símbolos que podem ser incluídos no seu projeto para enriquecer os significados. Alguns deles, como pode ser visto na galeria de imagens, incluí relógios, que reforçam ainda mais o significado do tempo. Outros podem incluir flores, que também são tão transitórias quanto o tempo, dado que têm a sua beleza efêmera. Também é possível incluir asas, para demonstrar como o tempo voa. Enfim, as possibilidades de desenhos para enriquecer a composição do design e os significados são imensas. Basta soltar a criatividade.

Outra ideia interessante é incluir frases inspiradoras juntamente a ampulheta. Algumas ideias legais são:

  • Carpe Diem;
  • Tempus Fugit;
  • O tempo cura toda a dor;
  • Não espere o tempo passa;
  • Etc.

O ideal é utilizar uma tipografia (fonte utilizada para estilizar as letras) mais clássica para combinar com o classicismo da ampulheta. Você encontra fontes incríveis em sites de fontes que podem dar aquele toque espetacular ao seu projeto. Você também pode pedir orientações ao seu tatuador.

praia preta relógio representa o tempo significa o efêmero simples só com linhas sombreado tattoo de ampulheta tatuagem de ampulheta tatuagens de ampulhetas tempo passado toda preta

A região do corpo em que a ampulheta deve-se encaixar é uma escolha muito pessoal. Porém, desenhos mais rebuscados e mergulhados em complexidades merecem uma região maior para que o tatuador invista melhor em sombreamentos e cores. Tatuagens com uma pegada mais minimalista podem ser em tamanho reduzido e se encaixar em partes menores do corpo.

Peça ideias para os seus amigos, familiares e, claro, para o seu tatuador. Todas as pessoas podem te inspirar e te estimular a fazer as melhores escolhas. Você também encontra outras galerias de ideias aqui no nosso blog sobre os mais diversos temas e assuntos. Caso não encontre algum desenho que esteja procurando, deixe um comentário no nosso formulário de contato e trataremos de providenciar para você.

Aprenda a fazer uma ampulheta caseira no vídeo abaixo:

Qual tatuagem de ampulheta vista na galeria de imagens você faria? Qual você gostou mais? Compartilhe suas ideias abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *