Posso Passar Vaselina em Minha Nova Tatuagem? Descubra!

Muitas pessoas associam a vaselina como um excelente produto para a cicatrização e proteção contra bactérias. Todavia, quando o assunto é tatuagens, o uso de vaselina pode ser muito diferente do que você tá pensando.

Não é indicado o uso da vaselina em novas tatuagens. Nesse artigo, você vai entender o porquê.

Uma nova tatuagem nada mais é do que uma ferida aberta na sua pele. Pelo menos é assim que o seu organismo e o seu sistema imunológico interpreta. E uma ferida aberta em sua pele exige ar fresco para ser oxigenada.

final da promoção

vaselina

Dado isso, a vaselina é contraproducente, dado que ela é um produto espesso e não poroso. Quando aplicada a uma nova tatuagem, ela cria uma camada de proteção que impede o contato da “ferida aberta” com o oxigênio. Isso pode prejudicar a cicatrização da sua tattoo. Fazendo com que ela demore muito mais tempo do que deveria para concluir o processo de cicatrização.

E não para por aí. Esse produto pode criar uma pequena “bolsa úmida de ar” que vai ser o ambiente perfeito para potencializar a reprodução de germes e bactérias, podendo levar a infecções e outras complicações que pode estragar todo o seu entusiasmo com a nova tattoo.

Por fim, há mais um motivo que torna a vaselina um produto não recomendado para novas tatuagens. A vaselina pode cuspir a tinta de camadas inferiores da pele tornando o resultado final mais desbotado e irregular.

Quando eu posso usar vaselina na minha nova tatuagem?

vaselina na tatuagem

Existe, sim, uma circunstância onde a vaselina pode ser útil durante o período de cicatrização.

Essa circunstância seria durante o banho. E isso vale principalmente para aqueles que tomam um banho mais longo. O ideal é não molhar a sua tatuagem mais de 10 minutos durante um banho. Se você deseja passar disso, a vaselina pode ser uma importante aliada.

Como ela é um produto não poroso, que resiste a água, ela pode ser aplicada em uma camada fina na sua nova tatuagem antes de entrar ao banho. Isso vai protegê-la de jatos de água.

Sobre tomar banho com uma nova tatuagem, confira as seguintes dicas:

  • O ideal é evitar ao máximo a água em sua nova tatuagem. Por conta disso, evite praias, piscinas e saunas nos primeiros dias após fazer uma nova tattoo. Isso pode ocasionar não só infecções como prejudicar o resultado final gerando desbotamentos. O momento seguro para frequentar tais lugares é apos três semanas depois que você fez a sua nova tattoo;
  • No chuveiro, você deve tentar manter ao máximo a sua tattoo longe do jato de água. No momento em que você for lavá-la, você deve utilizar água morna e um sabão neutro sem perfume para retirar a vaselina (caso você vá utilizá-la com o propósito descrito acima);
  • É importante, após o banho, a aplicação de um hidratante indicado pelo o seu tatuador para manter a pele hidratada a nutrida.

O que usa em vez da vaselina?

tatuagem feminina no pé

Como visto acima, a vaselina não é um bom produto para aplicar na tatuagem – ainda que tenha o seu uso durante banhos. Dado isso, existem outros produtos, cremes, loções e pomadas que podem ser utilizados em novas tatuagens.

O ideal é evitar produtos que contenham substâncias químicas ou ingredientes muito agressivos a sua pele – isso incluí produtos aromatizados e com corantes artificiais, que podem ocasionar irritação.

O ideal é pedir a indicação para o seu tatuador do melhor produto a ser utilizado. Existem produtos específicos para serem utilizados em tatuagens que já foram testados exaustivamente e não apresentam riscos.

Existem, também, alguns produtos naturais que podem ser utilizados. Entre eles se encontram o óleo de coco e a manteiga de cacau, que são opções populares para hidratar e nutrir a sua pele.

Já usei e agora?

pena preta

Se você já iniciou o uso de vaselina sem saber dos riscos, fique tranquilo. Simplesmente pause o uso e compre um produto adequado para os cuidados.

Não podemos mudar o passado e provavelmente mudar agora pode te deixar livre de boa parte dos riscos do uso de vaselina durante o período de cicatrização.

Se você fez isso, você pode estar preocupado com algum dano a sua nova tatuagem como os descritos acima. O ideal é esperar o momento de cicatrização para verificar se ocorreu algum desbotamento ou irregularidade de tinta. Caso você encontre tais problemas, o seu tatuador pode retocar a sua tatuagem e tudo fica bem.

Alguns tatuadores dão retoques gratuitamente para clientes. Pergunte ao seu se ele faz esse procedimento na faixa ou pelo menos com desconto. Os tatuadores estão interessados em fidelizar os clientes e podem te ajudar após esse tipo de erro.

Resumo da Ópera

Entendemos, aqui, que a vaselina pode ser muito útil para diversos tipos de feridas, mas não deve ser utilizada em uma tatuagem.

Isso porque ela afoga a pele com uma camada que impede o contato da “ferida aberta” com oxigênio. Além disso, ela pode cuspir parte da tinta e até mesmo criar um cenário que potencializa a proliferação de bactérias e micróbios.

Aprendemos, também, que ela pode sim ser utilizada em uma circunstância específica: durante o banho, para proteger a tatuagem dos jatos de água. Após isso, ela deve ser removida com água morna e sabão, seguindo de um hidratante.

O ideal é sempre buscar por um creme, pomada ou loção recomendado pelo o seu tatuador. Deve-se, também, evitar produtos com substâncias tóxicas ou agressivas. Existem produtos naturais que são utilizados por muitas pessoas e servem muito bem ao propósito, como o óleo de coco e a manteiga de cacau.

Se você já utiliza vaselina, apenas pause o uso e arrume um produto adequado. Caso você perceba algum desbotamento causado pelo uso, você pode fazer um retoque com o seu tatuador favorito e tá tudo bem.

Sempre pergunte tudo o que você desejar para o seu tatuador. Boa parte dos erros no período de cicatrização são por conta de desinformação. Esse blog tem como missão esclarecer muitas dúvidas sobre o mundo da tatuagem. Confira os nossos artigos!

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo e atenderemos todas as suas dúvidas! A nossa equipe é constituída por gente que entende do assunto e pode sanar todas as suas dúvidas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *