Porque Você não Deve Beber Antes e Depois de Fazer uma Tatuagem?

Você gosta de beber para relaxar e festar com os amigos? Nós também! Mas existem algumas razões que nos levam a crer que não é uma boa ideia beber nem antes e nem depois de se fazer uma tatuagem. Nesse artigo, você vai entender os porquês disso. Vamos lá?!

rainha do panteão

Porque não beber antes?

A recomendação é que não se ingira bebidas alcoólicas um dia antes do procedimento. Todavia, algumas pessoas indicam até 48 horas de jejum de álcool (dois dias, no caso). Eis os problemas que bebidas alcoólicas podem causar se consumidas antes do procedimento:

  • O álcool afina o sangue: a ciência já provou este fato. O consumo de bebidas alcoólicas tem um efeito muito semelhante ao dos anticoagulantes. O afinamento depende da quantidade de bebida consumida. Porém, em pequenas quantidades já o suficiente para afinar o seu sangue. E porque diabos é ruim ter sangue fino ao tatuar? O afinamento intensifica o sangramento, o que dificulta a visibilidade do tatuador, podendo prejudicar o resultado final. As manchas de tinta já atrapalham o tatuador. Se somadas ao excesso de sangue, a bagunça está feita! Outro problema é que o excesso de sangue pode se misturar com a tinta da tatuagem, tornando a sua tatuagem desbotada. Não queremos isso, certo?!
  • Ressaca moral: você e eu já fizemos besteiras nas quais nos arrependemos, quando alcoolizados. Correto? O juízo de valor é afetado intensamente pela presença de álcool no organismo (a chamada ebriedade). Por conta disso, você pode entrar no estúdio com o seu julgamento prejudicado. Tatuagens são marcas definitivas e você não que deliberar sobre elas sem a sã consciência. Correto? Você tem um conjunto de decisões a tomar: que desenho tatuar, qual região do corpo escolher, etc. Esteja 100% são nesse momento. Outro fato é que você vai receber um conjunto de instruções e precisa estar alerta a elas;
  • Recusa: boa parte dos estúdios (sérios) vão recusar te tatuar caso você esteja bêbado. Isso se dá porque você não pode assinar conscientemente o termo de consentimento ao estar nesse estado. E também é complicado para a reputação do estúdio realizar um procedimento com um cliente neste estado. Por fim, a ebriedade pode dificultar em muito o trabalho do tatuador, não só pela diluição do sangue dita acima, como também torná-lo inquieto e irritado no momento do procedimento.
  • Ressaca: beber antes de fazer uma tattoo pode gerar a ressaca física, que é um conjunto de sintomas que podem te deixar desconfortável durante o dia. Dor de cabeça, fadiga e outros colaterais póstumos do consumo de álcool podem não ser uma boa no grande dia.

Como você pode ver, os efeitos de ingerir bebidas alcoólicas antes e no dia do procedimento podem atrapalhar fortemente o resultado. O ideal é você ir realizar o procedimento bem descansado, bem alimentado e com o organismo livre de álcool.

Algumas pessoas apelam ao uso de bebidas alcoólicas na tentativa de amenizar a dor sentida pela agulha. Isso pode funcionar para muitas pessoas. Mas, para outras, podem tornar o processo ainda mais doloroso. Enfim, não vale a pena.

Se o seu problema é com a dor, existem já cremes e sprays que aliviam e atenuam a dor causada pelas agulhas. Tais cremes, pomadas e sprays não causam os colaterais do álcool e são seguros para serem utilizados. Você apenas deve evitar comprimidos e medicamentos anestésicos, dado que estes também podem diluir o seu sangue, complicando todo o procedimento.

coraçãozinho

Porque não beber depois?

Você terminou sua tatuagem. Ficou show de bola. Agora você quer sair com os amigos e comemorar a nova marca colorida que você registrou na sua pele. Tudo bem, você deve mesmo comemorar. Mas sem ingerir bebidas alcoólicas. Após terminar o procedimento, se inicia o processo de cicatrização. Nas primeiras 48 horas de cicatrização, você vai notar que um corrimento constante de sangue. Se você consumir álcool neste período, o sangue vai se diluir e o corrimento vai ser maior do que o natural.

Esse corrimento anormal não só vai sujar suas roupas do corpo e roupas de cama, como pode gerar outros problemas mais graves. O primeiro deles é dificultar a cicatrização, o que pode acabar em uma infecção – não queremos uma infecção, correto?!

Outro problema é que o álcool pode atrapalhar a qualidade do seu sono. Uma noite bem dormida é fundamental para um início saudável do processo de cicatrização. A pele exige descanso para cicatrizar. Os três primeiros dias da cicatrização são críticos e exigem cuidados redobrados.

Creio que você já tem motivos o suficiente para evitar o álcool antes e depois de fazer uma tatuagem. Correto?

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *