Piercing com Pus: Inflamou? Veja Como Cuidar da Inflamação!

Seu piercing inflamou? Não sabe como fazer o tratamento? Então continue lendo esse artigo!

O piercing geralmente inflama quando ocorre alguma alteração no processo de cicatrização. Isso causa inchaço, dor e muita vermelhidão após perfurar a pele.

Caso isso ocorra, você deve procurar um profissional, podendo ser um clinico geral ou mesmo um enfermeiro, dependendo do grau da inflamação.

final da promoção

Piercing com Pus

Existe alguns cuidados que precisa serem tomados caso seja percebido que o local do piercing está inflamado, por exemplo:

  • Higienizar o local: lavar bem com água e sabão neutro ou antibacteriano 2 vezes ao dia. Secar com gazes ou uma toalha limpa.
  • Não deixar o local úmido: procure deixar o local sempre seco, evitando o suor e o acumulo de secreção, usando também roupas arejadas.
  • Evite o atrito: muito cuidado com o atrito na região do piercing inflamado, seja com roupas ou acessórios.
  • Limpar a região com soro fisiológico: você também pode fazer uma receita caseira com 250 ml de água filtrada morna e uma colher de chá de sal. Passe no local com algodão, essa receita substitui o soro fisiológico.
  • Cuidados com a alimentação: alguns alimentos dificultam a cicatrização, evite frituras, embutidos, doces e refrigerantes.
  • Ingerir anti-inflamatórios: existem alguns excelentes anti-inflamatórios como nimesulida, ibuprofeno e cetoprofeno, que ajudam a melhorar o inchaço e a dor.

No entanto muitas vezes, mesmo com estes cuidados a inflamação não melhora, sendo recomendado dessa maneira uma consulta com um clinico geral. Pois pode ser o caso de iniciar um tratamento com antibióticos em comprimidos ou mesmo em pomadas.

Como podemos saber se está inflamado

o que fazer

Muitas vezes após colocar um piercing, seja na orelha, nariz, umbigo ou boca, o local fica com uma aparência inflamada por pelo menos dois dias, ficando vermelho com secreção e um pouco de dor. Entretanto existe alguns sinais que indicam que está acontecendo uma inflamação ou até mesmo uma infecção como:

  • O inchaço e a vermelhidão não melhora após três dias.
  • A dor se torna intensa, até mesmo insuportável.
  • O local apresenta-se com pus, uma secreção que pode ser branca, amarela ou esverdeada.
  • Aumento da área vermelha, com inchaço na pele ao redor do piercing.
  • A pessoa começa a apresentar mal estar e até mesmo febre.

Caso apresente esses sintomas deve-se procurar um pronto socorro para dar início um tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios.

Como podemos evitar a inflamação

inflamação

Existem alguns cuidados que devem ser tomados afim de evitar que o piercing inflame, como:

  • Manter a região sempre seca e limpa.
  • Não entrar em piscinas, lagos ou mesmo no mar, até que a ferida esteja totalmente cicatrizada.
  • Procure mexer de forma delicada na joia, para evitar o acúmulo de secreções, que facilitam a inflamação.
  • Evite roçar roupas e acessórios no local.
  • Quando você resolver colocar um piercing, verifique se o lugar é confiável, pois um material contaminado pode causar graves infecções.
  • Procure manter as mãos sempre limpas e higienizadas, pois a maior causa das inflamações e infecções se dá ao contato das mãos sujas no piercing.
  • O ideal é enxaguar o local com água salgada, você mesmo pode fazer a solução em casa usando1/8 de colher de sopa de sal marinho não iodado para um copo de água destilada. Aplique no local durante 20 minutos.

As partes do corpo onde podemos colocar piercings

Onde posso colocar um piercing? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, mas é bom saber que algumas partes do nosso corpo são mais suscetíveis a bactérias.

Quando é colocado um piercing deve-se ter em mente que a ferida aberta é um canal aberto para as danadas das bactérias.

O nariz e a vagina são um dos lugares mais propensos a bactéria, elas se reproduzem freneticamente nessas partes.

Caso as ferramentas ou o piercing não estejam esterilizados corretamente, isso causará infecção na certa.

bolinha vermelha

Vamos conhecer as melhores e as piores partes para se colocar um piercing.

  • Orelha: quando é colocado no lóbulo, os riscos são os mesmo de colocar um brinco. Já na região mais dura deve-se ter mais cuidado, pois uma infecção pode causar uma necrose. A cicatrização total ocorre em até seis meses.
  • Nariz: pelo fato da parte interna do nariz ser úmida, é muito propicia ao desenvolvimento de bactérias. Ela fica exposta à sujeiras suspensas no ar aumentando dessa maneira os riscos de infecção. A cicatrização varia entre dois a quatro meses.
  • Língua: essa região possui muitos vasos sanguíneos podendo ter sérias hemorragias no momento de colocar o piercing. Entretanto a saliva auxilia a proteger o local contra microrganismos nocivos. Sua cicatrização varia entre duas a quatro semanas.
  • Sobrancelhas: essa região é arejada e mais fácil de limpar, diminuindo os riscos de infecção, todavia é uma área que possui muitas veias e artérias, exigindo um cuidado maior na hora de colocar o piercing. A cicatrização ocorre entre dois a quatro meses.
  • Mamilos: nos homens essa área é uma das mais seguras, enquanto nas mulheres pode causar uma infecção nos dutos das glândulas mamarias, local onde sai o leite na amamentação. Sua cicatrização demora aproximadamente dois meses.
  • Vagina: essa região do corpo conserva inúmeras bactérias, por essa razão deve-se ter um cuidado extremo ao colocar um piercing nessa área. Caso a peça seja mal colocada isso interferirá na sensibilidade diminuindo o prazer. A cicatrização demora até sei semanas.

Os piercings enfeitam o corpo, quando não são exagerados, porém precisamos sempre estar atentos pois uma inflamação pode levar a uma infecção e quando não é tratada de maneira correta pode acarretar sérios riscos para a saúde.

Prefira as regiões que trazem menos perigos de contaminação, dessa maneira você não vai correr tantos riscos.

Gostou das nossas dicas?

E ai, gostou das nossas dicas? Decidiu colocar um piercing em alguma parte do seu corpo.

Como vimos, colocar um piercing pode significar embelezar alguma parte do corpo, entretanto todo o cuidado é pouco, procurar um lugar de sua confiança é muito importante. Outro fator de extrema importância são os cuidados após a colocação da peça. Depois é só curtir seu piercing.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *