[Guia] Tatuagens e Queloide: Tratamentos, Cobrimento e Dicas

Beleza, charme, diversos significados, esse é o mundo das tatuagens, mas e o queloide, o que fazer?

Fazer uma tatuagem é o sonho de muitas pessoas, principalmente quando se quer fazer uma homenagem a alguém especial ou para marcar um momento marcante em sua vida, ou ainda por motivos de estética.

Mas existe uma preocupação muito grande, de como evitar que após a tatuagem, as cicatrizações se transformem em queloides.

final da promoção

Ai vem a pergunta mais comum, o que são queloides?

encobrimento

Queloide é o crescimento excessivo do tecido de cicatrização no local do ferimento, quando esse já está curado.

A cicatriz fica em alto relevo e sua cor varia desde o vermelho até o castanho, dando um aspecto muito grosseiro a pele.

As pessoas de pele negra são mais suscetíveis a terem queloides na cicatrização.

Os lugares onde surgem os queloides com mais frequência são:

  • Ombro
  • Costas
  • Mamas

Todavia as orelhas também podem ser lugares favoráveis para o aparecimento de queloides, devido a colocação de brincos e piercings.

Vale lembrar que essa é uma doença genética, no entanto ela pode aparecer também através de uma cicatriz que não foi tomado os devidos cuidados.

Existe alguns cuidados pós tatuagem, para evitar a queloide, como:

  • Ter uma alimentação mais saudável: Evite alimentos gordurosos, como os frutos do mar. Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais, isso fortalecerá seu sistema imunológico.
  • Não expor a tatuagem aos raios solares: Lembre-se que sua pele está ferida, desse modo não é recomendado tomar sol jamais. E caso venha a ter contato com o sol, deve-se usar protetor solar de maior proteção.
  • Limpar e hidratar a pele: Depois de uma tatuagem é comum a pele ficar ressecada, por essa razão deve-se limpar e manter a pele sempre hidratada, tomando o cuidado de não tirar as casquinhas que irão surgir no processo de cicatrização.

Sempre que decidir fazer uma tatuagem, procure conversar com o tatuador e fazer um teste antes, isso ajuda a evitar que você venha a ter queloide na tatuagem.

Quem tem queloide pode fazer tatuagem?

Essa é uma das perguntas mais frequentes, a resposta é sim, mas se a pessoa tiver uma tendência muito grande a ter queloide, ai nesse caso não é aconselhável.

Existem pessoas com tanta tendência para formar queloides em cicatriz, que essas se desenvolvem até mesmo em vacinas e espinhas.

Por essa razão alguns especialistas, não aconselham essas pessoas a colocar piercings, fazer tatuagens ou cirurgias desnecessárias.

Alguns tratamentos para queloide

o que é

Na realidade o tratamento para tratar queloide é apenas para tentar reduzir seu tamanho, e procurar deixa-lo um pouco mais discreto.

Pode-se ser feito através de injeções com medicamentos, onde são injetados diretamente no queloide.

Outra opção é a cirurgia, onde procura tentar diminuir a cicatriz grande deixando-a menor. Todavia existe o risco do queloide voltar e a cicatriz ficar maior ainda.

Muitas pessoas que tem queloide e se sentem incomodadas com o aspecto grosseiro, procuram por tatuadores para fazerem um tatuagem por cima do queloide, camuflando dessa forma a saliência da pele.

Mas esse procedimento só é aconselhável se você procurar um médico especialista, e expor o problema, pois na vontade de amenizar um problema, você poderá causar um maior ainda.

Segundo alguns tatuadores, quando a tatuagem é tecnicamente bem feita, não existe o risco de formar queloide. Isso porque a tatuagem é feita apenas na parte superficial da pele.

Cobrir queloides enormes com tatuagens

Tatuagens e Queloide

Existem queloides muito grandes, alguns chegam a crescer até 30 centímetros, o que provoca muito desconforto nas pessoas, isso sem falar da parte estética também.

Esses queloides que são cicatrizes hipertróficas, se apresentam com mais frequência em pessoas de pele morena ou negra, devido a quantidade de colágeno ser maior do que em pessoas de pele clara.

Alguns médicos vendo o desconforto de seus pacientes acabam por recomendar o uso da tatuagem em cima do queloide, no entanto analisando se não há riscos para o paciente.

Por essa razão sempre que quiser recorrer a esse procedimento consulte um médico, somente ele poderá te dizer se você conseguira fazer esse tipo de tatuagem sobre o queloide.

Quando esse tipo de procedimento é feito, o lugar tatuado acaba provocando uma lesão e sangramento no tecido subcutâneo, o que acaba estimulando a produção de colágeno. Dessa maneira amenizando o tamanho da cicatriz.

Tatuagem sempre bonita

tatuagem de âncora

Para ter uma tatuagem sempre bonita e conseguir evitar o queloide, deve-se tomar alguns cuidados antes de fazer a tatuagem:

  • Verifique se possui um histórico familiar ou pessoal de queloide.
  • Faça um teste de toque da tinta.

Caso você já tenha um histórico de queloide na família ou mesmo pessoal, terá que tomar o dobro de cuidados, quando for fazer a tatuagem.

Evite o fumo durante o período de cicatrização, ele é um dos principais motivos da formação de queloides, segundo alguns médicos.

Procure consumir alimentos ricos em vitaminas E, como pimentões, tomates e cereais, eles ajudam na cicatrização.

Outro fator muito importante é o teste do toque, pois existe o tipo de queloide alergênico, que é causado por uma reação alérgica da tinta da tatuagem.

Dicas para você

As tatuagens são algo que traz muito de nossa personalidade, sejam elas coloridas, preta e branca, de frases ou de desenhos.

O importante é sempre ter o cuidado de deixa-las bonitas e procurar evitar a formação das queloides, que estragam e enfeiam as tatuagens.

O principal cuidado, na minha opinião são os alimentos, eles interferem em muito na hidratação da pele, isso faz com que as tatuagens se mantenham sempre bonitas e com as cores vivas.

Outro fator que eu gosto de reforçar, é o mal que o cigarro faz para a pele, já vi muitas tatuagens ficarem sem vida e formar queloides devido ao uso excessivo do fumo.

Gostou desse artigo?

E ai, gostou das nossas dicas, decidiu fazer uma linda tatuagem? Conhecer todos os pros e os contras sobre os procedimentos é muito importante.

Como vimos mesmo quem tem queloide pode fazer uma tatuagem, desde que tenha certos cuidados.

E ai? Gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *