79 Tatuagens da Rosa dos Ventos [Fotos, Significados & Desenhos]

Conheça as principais ideias de tatuagens da Rosa dos Ventos e as inspirações para marcar a pele com esta arte!

As tatuagens da Rosa dos Ventos é uma alternativa, principalmente, para quem é amante da Geografia e quer marcar algo específico sobre as rotas já vividas. É, de fato, um utensílio que guia navegantes e pode representar inúmeros sentidos para quem, assim, deseja a tatuagem.

com flor

Significado de Tatuagens da Rosa dos Ventos

A rosa dos ventos é uma arte que atua como instrumento necessário para navegações geográficas. É utilizado para ajudar a localizar objetos ou corpos relativos à demais. É composto pelos pontos intermediários e cardeais.

com ancora

A terminologia da “rosa dos ventos” teve construção em razão de semelhanças com a rosa de desenhos de pontos cardeais de bússolas. Elas se assemelham à pétalas de flores.

avi%C3%B5es

Hoje, a imagem da rosa dos ventos apresenta valores simbólicos que fazem a transmissão do almejo de “boa sorte”. Além disso, pode representar o alcance de novo direcionamento da vida.

com flores

Em virtude de toda a simbologia relativa à alma de mudança e esperança, a rosa dos ventos é selecionado de forma comum como uma alternativa de tattoo. A rosa dos ventos teve criação na época do século XIV para fazer a ilustração de mapa cartográfico, considerando o direcionamento de ventos que seguem o Mar Mediterrâneo.

com frase

Ao longo da Idade Média, os pontos cardeais tinham as nomenclaturas de locais próximos ao Mediterrâneo como:

Tramontanaao norte;
Ostroao sul;
Levanteao leste;
Ponenteao oeste;
Grecoao nordeste;
Sirocoao sudeste;
Libeccioao sudoeste;
Maestroao noroeste.

No geral, além dos 8 ventos principais, a rosa dos ventos de maior integridade, representava os 8 ventos secundários e 16 ventos que se caracterizavam complementares. Eles totalizavam 32 pontos divisórios. Esta também é uma das opções que algumas pessoas escolhem tatuar, justamente por seu caráter original.

com mapacom mapa 1com mapa mundicom rosa 1com rosascom sereiadelicada 1dicas em imagens

Rosa dos Ventos Atual

Esta rosa dos ventos é composta por 4 rumos principais, conhecidos como pontos cardeais, intermediários colaterais e subcolaterais.

Ela é a simbologia que permaneceu depois da década das grandes navegações. A simbologia teve construção para fazer a indicação da posição de ventos. É antiga e permanece entre as tendências atuais, tanto por indivíduos que sabem as significâncias ou por serem amantes marítimos.

Além da significância da rosa dos ventos, o utensílio apresenta o formato magnífico de diversas tatuagens e artes super autênticas. Ela faz a simbologia da sorte e da luz que pode representar, também, o critério da necessidade de modificações, de dispor de direcionamentos.

Ela também pode significar a direção dos sentidos essenciais da vida, como um guia geográfico, mas também espiritual. Dentre as culturas diversas, o símbolo também pode fazer a representação de grupos específicos, a seguir.

Marinheiros

Os marinheiros costumam associar a imagem da Rosa dos Ventos à proteção ao longo de muitas viagens.

Máfia Russa

A máfia, em questão, faz uso destas tatuagens como uma simbologia de supremacia. A tatuagem no joelho, por exemplo, quer dizer que o indivíduo não fica de joelhos para ninguém, incluindo Deus. Caso tenha sido tatuada na parte superior ao coração, quer simbolizar a entrada do indivíduo para tal máfia.

diferenteem cores 1em cores 1 1em tr%C3%AAs cores 1estilo tribalfotos de tattoos 1fotos de tatuagensfotos de tatuagens 1imensaleste e oesteleste e oeste 1mecanicamostrando as dire%C3%A7%C3%B5es

Simbologias

Para determinadas pessoas, ela é a representação da sorte, de um novo direcionamento para a vida, a coragem de modificar e escolher coisas novas.

Para outras, é o símbolo da união de tudo o que faz parte da Terra. São eles:

  • o ar;
  • a água;
  • o fogo;
  • a umidade;
  • o seco;
  • o frio;
  • o calor.

O público feminino, quando faz a escolha da tatuagem, em questão, de modo geral, explicita um sentido muito particular e autêntico. É possível também fazer a combinação dos formatos e cores para que a tatuagem fique super feminina ou da maneira que, assim, deseje.

Ainda que possa ter a variação de estilos, cores e demais traçados, o direcionamento dos pontos cardeais não pode ser alterada.

na costelana m%C3%A3o 2na nucanas costaxnaturezano bra%C3%A7o 1 1no p%C3%A9 1norte e sulnorte e sul 1norte sul leste e oesterosarosa dos ventosrosa dos ventos 2

Desenhos Masculinos

Para o público masculino, a tatuagem é comum e faz combinação com demais artes. É possível fazer a combinação com demais designs e compor tatuagens incríveis com significâncias únicas.

Eles dão preferência à imagem com pouca coloração ou somente tons mais escuros, como o cinza e o preto. Além disso, os traçados são mais sombreados e grossos. De modo geral, ocupam espaços interessantes nos braços, panturrilhas e ombros, por exemplo.

Grande parte dos desenhos que se unem à rosa dos ventos são os mapas, âncoras e simbologias geométricas ou não, com caveiras, cruzes ou rosas – flores.

Em relação às ideias masculinas que não encontram problemas em fazer tatuagens coloridas, há a opção mais “old school”, em que há o uso de aquarela e cores diversas, fazendo uso de cores e variações de somente a tonalidade.

Brincar com a diversidade de cores ou com a rosa dos ventos é muito interessante para quem quer tornar a tattoo mais autêntica. Outros elementos interessantes que podem ser intercalados ao utensílio e à arte escolhida, são:

sofisticadatatuagem de pontos cardeaistatuagem de rosa dos ventostatuagens inspiradorasvermelha 1

Em Aquarela

As características mais interessantes deste estilo aquarelado são os preenchimentos que vibram, os traços que dão movimentação e fluidez à arte. O efeito do respingo e das cores transitórias são super autênticas e tornam o desenho ainda mais original. Dificilmente, alguém vai copiar a sua tatuagem dessa forma.

A tatuagem da rosa dos ventos aquarelada apresenta a tendência de ser elaborada pelo público feminino, em razão das colorações chamativas que, de modo geral, são escolhidas.

Elas vem ganhando muito espaço entre o público masculino, também. De modo geral, necessitam de espaço para coloração, e portanto, selecionar as costas, a panturrilha, a costela ou antebraço é uma opção excelente.

Ainda que grande parte das tatuagens sejam escolhidas pelo tamanho grande, nem todas têm o costume de incluir os pontos intermediários, preferindo somente os cardeais.

Se você gostou das ideias das tattoos com a rosa dos ventos, ou se já possui uma arte semelhante, compartilhe conosco a sua opinião! Ela é muito importante para nós! Queremos saber o que você achou!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *