Como Fazer Cobertura de Tatuagem (Cover-Up): Inspiração e Dicas

Tire todas as suas dúvidas sobre os métodos e técnicas para cobrir tatuagens.

Não importa se a sua intenção é se livrar daquela tatuagem de 10 anos atrás ou se enjoou do desenho. A  Cover Up, ou propriamente dita cobertura de tatuagem é nada mais do que cobrir com outro desenho a tatuagem anterior.

No Braco 6

Mas o processo não é tão simples assim e pode levar tempo. Segundo o tatuador especialista em cobertura Raul William essa técnica exige muito estudo, pois há inúmeros fatores a serem considerados na hora de cobrir a pele. 

Por exemplo: o tamanho da tatuagem anterior, a cor da mesma, se a tatuagem é recente e se o profissional é capacitado para fazer cover up

No Antebraco 1

Como visto esse é um processo bem complexo, demorado e dolorido. Toda atenção ao fazer uma tatuagem é pouco. Veja dicas de como cobrir aquele desenho indesejado.

 O que é cobertura de tatuagem?

A cobertura de tatuagem é um desenho feito geralmente a critério do tatuador. Ele verá qual se encaixa melhor para cobrir a tatuagem anterior sem deixar nenhum rastro da imagem feita anteriormente.

 Como fazer uma cobertura de tatuagem?

O tatuador vai analisar a tatuagem para determinar qual desenho será inserido. Feito isso, da mesma forma como é executada uma tatuagem convencional, ele começará a tatuar cobrindo a anterior. 

Na Mao 2 2

Geralmente é feito com um desenho maior e com cores mais escuras como: marrom, preto ou azul. Pode inclusive, receber sugestões de quem será tatuado referente a qual imagem quer cobrir. Porém, pelo estudo e experiência o tatuador é que dará a palavra final.

Cobertura de tatuagem por parte do corpo

Para cobrir uma tatuagem, cada parte do corpo existe uma técnica específica bem como grau de dificuldade que o profissional terá, veja abaixo:

No braço

Explicamos acima que cada parte do corpo exige um certo grau de dificuldade, certo? Com o braço mais ainda. Pois, dependendo da forma que está, por exemplo: tatuagem no cotovelo ou no sentido transversal do braço o tatuador  terá que fazer um desenho que siga exatamente a mesma simetria para não aparecer o traçado anterior. 

No Braco 1 3
No Braco 2 2

No antebraço

Segue a mesma técnica feita no braço, porém tatuagens no antebraço costumam ser feitas viradas a partir de quem vê elas. Ou seja, fica de ponta cabeça para o tatuado. O tatuador deve notar isso e fazer o desenho seguindo a mesma direção. 

No Antebraco
No Antebraco 2

Na mão

Normalmente, tatuagens feitas na mão costumam desbotar com mais rapidez, pois estamos sempre em contato com água e é uma região em que transpiramos mais. 

  65 Fotos de Tatuagens de Caveira Mexicana para Você Tatuar

Com isso o tatuador pode encontrar mais facilidade em encaixar o desenho para cobrir a tatuagem. Visto que, quanto mais apagada ela estiver, melhor será a cobertura sobreposta do artista.

Na Mao 8
Na Mao 1 2
Na Mao 3 2
Na Mao 4 1

Nas costas

Habitualmente, tatuagem nas costas costuma ser de duas formas: ou é um traçado reto (com frases da nuca até o final da coluna), ou com desenhos grandes. Porém, não é uma regra, há casos de tatuagens pequenas ou delicadas nessa região.

O profissional terá um nível de esforço maior. Melhor dizendo, terá que elaborar técnicas com coloração, traçados e sombreados bem maiores que o desenho atual para cobrir perfeitamente e não deixar nenhum vestígio.

Nas Costas 4
Nas Costas 1 1
Nas Costas 2 1

No ombro

A região do ombro também é outra área que pode apresentar desbotamento acelerado, facilitando a vida do profissional que vai tatuar. A forma de cobertura é a mesma com desenhos que podem ser preenchidos em torno de 6 vezes o tamanho da anterior.

No Ombro 7
No Ombro 1 1
No Ombro 2 1
No Ombro 3 1
No Ombro 4 1
No Ombro 5
No Ombro 6

No pulso

O pulso é uma região mais difícil de desbotar, sendo assim, o tatuador pode orientar a fazer algumas sessões de remoção da tatuagem antes de cobrir a mesma. 

Isto é, o processo de remover vai apagando os fortes traços do pulso para que as cores da nova tatuagem adentrem perfeitamente a pele.

Veja também: Fotos de Tattoos de Trens

No Pulso 2 1
No Pulso 3
No Pulso 4
No Pulso 6

Na barriga

Exige profundo conhecimento das técnicas de cover up, pois terá que adaptar no espaço onde já está feito a tatuagem. Terá que ser feitos traçados ou até mesmo desenhos em aquarela para cobrir a tatuagem na barriga, que geralmente é grande. 

Na Barriga
Na Barriga 1

Na costela

A posição de tatuagem na costela é normalmente feita de maneira lateral. Além da dor que já é esperada, o profissional terá fazer desenhos geralmente em realismo, ou que componham rosas na arte.

  9 Hidratantes Naturais para Tatuagens (Óleos Orgânicos)

O que permite trabalhar a depender da tatuagem anterior com cores mais vivas, como o vermelho, por exemplo.

Cover Up Na Costela
Cover Up Na Costela 1
Cover Up Na Costela 2

Grande

As tatuagens grandes, em geral na hora de cobrir, terão que ser feitas maiores ainda. Ou seja, tomar boa parte da área do corpo com o desenho.

 É aí que o tatuador deve usar todas as técnicas de coloração para preencher áreas enormes de artes feitas anteriormente.

Cobertura De Tatuagem Grande
Cobertura De Tatuagem Grande 1
Cobertura De Tatuagem Grande 2
Cobertura De Tatuagem Grande 3
Cobertura De Tatuagem Grande 5
Cobertura De Tatuagem Grande 6

Feminina

Para cobrir tatuagens femininas, parte do mesmo princípio, mas existe uma técnica inclusive muito famosa a Blast Over que consiste em reutilizar a tatuagem.

Cover Up Feminino

Isso mesmo, a técnica tem como objetivo usar a mesma tatuagem e espaço apenas aperfeiçoando melhor o desenho e trabalhando melhor as cores dela. 

Porém, se o propósito for realmente cobrir, o tatuador indicará desenhos que combinem com o estilo da tatuagem anterior e usará mais partes da área para cobrir.

Cover Up Feminino 1
Cover Up Feminino 2
Cover Up Feminino 4
Cover Up Feminino 7
Cover Up Feminino 9

 Como cobrir um nome?

Diversas pessoas gostam de homenagear seus parceiros com uma tatuagem do nome como prova de amor. 

Como Cobrir Um Nome

Pois bem, 90% dos que fizeram, voltam ao estúdio para cobrir. Com tanta gente arrependida todo cuidado é pouco na hora de sair homenageando seu amado (a).

Para apagar o ‘’passado’’ não tão bom, geralmente a cobertura com desenhos já é suficiente para não deixar rastros. 

Como Cobrir Um Nome 1
Como Cobrir Um Nome 2

 Como cobrir cicatrizes

Cicatrizes podem ser um gatilho para a baixa autoestima, as tatuagens, no entanto, podem trazer de volta toda a beleza da pele em forma de arte. Para o processo de cobrir a mesma alguns fatores podem influenciar como:

  • Cicatrizes: quanto mais antigas forem, melhor a tinta adere a pele.
  • As cicatrizes em forma plana e lisa podem ter um melhor resultado na hora de cobrir.
  • Cicatrizes pequenas são mais fáceis de cobrir.
Como Cobrir Cicatrizes

O procedimento é feito com muita cautela, pois o tatuador irá mexer em uma área onde já foi lesionada. Para que a mesma seja totalmente coberta, o profissional vai sempre optar por cores escuras e escolhas de tatuagem em forma de desenho.

Os cuidados após a tatuagem devem ser redobrados, pois pode ocorrer de ser mais dolorosos que o habitual. Abuse de pomadas e alimentação sem muita gordura.

Como Cobrir Cicatrizes 1
Como Cobrir Cicatrizes 2
Como Cobrir Cicatrizes 3
Como Cobrir Cicatrizes 4

Cobertura de Estrias com Tatuagens

Para muitas mulheres, esse é o maior incomodo, sair para a praia ou piscina parece um verdadeiro pesadelo. Mas, a tatuagem mais uma vez se prova como uma arte completa para elevar o amor-próprio.

Cobertura De Estrias Com Tatuagens

A técnica para cobrir é a mesma, em outras palavras, inserir um desenho na área onde existem estrias.

  87 Tatuagens Fofas de Unicórnios para Inspirar Você! [Desenhos]

 Porém, para resultado satisfatório é importante que as estriam estejam com a coloração mais branca, o que indica que está cicatrizada para fazer o procedimento.

Cobertura De Estrias Com Tatuagens 1

Leia também: Como Fazer Tattoo Fake e Posso Tatuar na Gravidez?

 Cobertura com Tinta da Cor da Pele

Cobertura Com Tinta Da Cor Da Pele

Esse tipo de cobertura é muito interessante e válido. Pois a forma de cobrir é geralmente feita com imagens de desenhos animados, animes, fotos, celebridades por dar mais destaque as feições do rosto

Por ser uma técnica com traços e cores mais suaves, a cicatriz ou a imperfeição que você queira cobrir deve ser pequena e  mais cicatrizada possível.

A partir deste momento você já conhece tudo que envolve quando o assunto é cobrir tatuagens, portanto faça com um profissional capacitado e especializado.

E claro, reflita muito bem antes de fazer uma tatuagem, pois essa durará para sempre na sua pele.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Lory Aguiar

Compartilhe esse conteúdo!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *