Minha Tatuagem Nova Está Vazando Tinta! Isso é Normal? Descubra!

Após sair do estúdio com a sua nova tatuagem, você mergulha em um intenso entusiasmo. Todavia, alguns imprevistos podem surgir durante o período de cicatrização. Muitos se assustam com eles. A boa notícia é que boa parte deles são naturais e contornáveis. Um desses imprevistos é observar que a tinta esta vazando da sua nova tatuagem. Isso é comum? O que fazer? Tire todas as suas dúvidas lendo este guia.

tatuagens nos pés

Se você esta em desespero, relaxa. Esse artigo vai te acalmar!

final da promoção

Porque a tinta vaza?

Um bom profissional vai injetar o máximo de tinta possível na sua pele. Isso porque essa é uma forma de fixar o máximo de tinta possível e deixar a tatuagem bem bonita após a cicatrização.

Dado isso, é completamente normal que a tinta vaze nos primeiros dias da cicatrização. Isso é normal e você não deve entrar em pânico.

A pele tenta rejeitar a tinta por ser um corpo estranho. Esse é um efeito natural do nosso sistema imunológico e nos faz nos precaver de muitas doenças e problemas de saúde. Então o processo da pele cuspir parte da tinta para fora é completamente normal e não deve ser objeto de preocupações.

Caso o profissional não tenha injetado um excesso de tinta ou a quantidade suficiente, é possível que a sua tatuagem aparentará desbotada após o processo de cicatrização. Isso porque ele provavelmente não injetou a quantidade de tinta que deveria para manter as cores.

Não só o sistema imunológico vai cuspir parte da tinta, como também o fato dela escorrer sangue e plasma nas primeiras semanas após concluída. O sangue e o plasma costumam criar uma camada (ou crosta) cuspindo parte da tinta. Por conta disso, pode-se criar a ilusão de que esta vazando mais tinta do que deveria, quando na verdade ela esta diluída com sangue e plasma.

Em alguns casos, esse sangramento pode durar mais tempo e ser mais intenso. Isso ocorre com pessoas que ingerem medicamentos afinadores do sangue e também pessoas que têm distúrbios de coagulação do sangue ou mesmo problemas no sistema imunológico.

nos dedos

Como parar o vazamento?

Como dito, esse vazamento é completamente normal e você não precisa fazer nada em relação a isso. Além disso, não há nada que você poderia fazer para impedir tal vazamento. O corpo precisa cuspir o excesso.

Todavia, é necessário que se limpe (com suavidade) o vazamento caso ele ocorra regularmente. Isso se deve ao fato que a tinta, o sangue e a plasma juntamente podem criar marcas intensas na pele caso você deixe acumular. E isso é feito normalmente em rotinas de cuidados e limpeza com uma nova tatuagem.

Depois da limpeza, é importante sempre aplicar um hidratante recomendado pelo o seu tatuador. Isso tornará a região livre de ressecamentos e irá nutrir a sua pele.

corneta

Segue algumas informações e dicas de limpeza:

  • O plasma pode endurecer e formar crostas mais densas na sua pele. Essas crostas podem secar, rachar e gerar uma coceira grande. O grande problema é se a sua pele entrar em atrito com algo e essa crosta ser arrancada antes do tempo. Isso pode danificar a sua tatuagem. Por conta disso, é importante remover o sangue, o plasma e o vazamento de tinta durante os primeiros dias;
  • Outro problema comum é durante o sono. Ao dormir com uma tatuagem nova, o sangue e a tinta estão propensas a vazar na sua roupa de cama. Isso causa uma série de problemas. Primeiramente, a tinta de tatuagem costuma ter uma difícil remoção quando atinge tecidos, manchando a sua roupa de cama. Dado isso, uma forma de precaver este problema é utilizar roupas de cama velhas ou que você não se importaria de mancharem. Em segundo lugar (e o mais significativo) é que o atrito da sua tatuagem com a roupa de cama (somando ao fato que o sangue e o plasma podem fazer ela colar no tecido) podem danificar a sua tatuagem facilmente;
  • Por conta do dito acima, é necessário dormir em posições em que a sua tatuagem entre ao mínimo em atrito com a roupa de cama. Um sono calmo também auxilia a evitar tais perigos. Para dormir bem, você deve evitar o consumo de cafeína nas 6 horas que antecedem o seu sono. Você também pode ler um livro ou ouvir uma música de relaxante para potencializar a profundidade do seu sono. Por fim, existem suplementos como a melatonina que pode maximizar a profundidade do seu sono;
  • Ao acordar, perceba se a sua tatuagem esta grudada em algum lençol ou cobertor. Caso sim, não puxe indelicadamente. O ideal é aplicar água morna na região para que a pele solte naturalmente do tecido da roupa de cama. Assim, você minimiza ao máximo a chance de ocorrer danos na tattoo;
  • Tais problemas podem ser evitados se você dormir com o envoltório da tatuagem na primeira noite. É nela que o vazamento é mais constante e intenso, ainda que outros vazamentos menores ocorram nos dias que seguem.

Resumo do Show:

É extremamente normal que a tatuagem vaze tinta. O vazamento não causa nenhum problema e é um mecanismo orgânico do seu sistema imunológico.

Um bom tatuador vai sempre colocar mais tinta do que deveria prevendo esse vazamento e mantendo a qualidade das cores após o período de cicatrização.

Alguns medicamentos e condições de saúde podem prolongar o vazamento e intensificá-lo.

A limpeza é fundamental para evitar o aparecimento de crostas causadas pelo sangue, plasma e tinta.

O sono é um período crítico que exige muitos cuidados. Você deve ter um sono profundo e de qualidade e deve precaver manchas de roupas de cama utilizando roupas de cama velhas.

Caso você acorde com uma tatuagem grudada em tecidos de roupas de cama, você não deve remover com a mão. Você deve aplicar um pouco de água morna para que ela se solte naturalmente.

Você tem alguma dúvida sobre o vazamento de tintas? Nossa equipe é feita por profissionais que entendem de assunto e estamos de prontidão para responder todas as suas dúvidas. Baixa você colocá-las abaixo, na região dos comentários!

 

 

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *